As Flechas

Ssrw
Flechas

Nestes tempos que estamos vivendo de pandemia devido ao Covid-19 achei interessante falar um pouco sobre os Netjeri (vulgarmente, demônios) de Sekhmet que caminham pelo mundo causando pragas e doenças. Sendo então as iAdt ou iadet (pestilências) de Sekhmet.

Sekhmet lançando suas Flechas

Segundo minhas pesquisas eles podem ser chamados de Ssrw ou Sheseru (As Flechas),  SmAyw ou Shemayu (Os Caminhantes) ou de xAtyw ou Khatiu (Assassinos). O primeiro nome vem da ideia de que Sekhmet, no início do ano, lança suas Flechas contra aqueles que vão contra a ordem cósmica de Ma’at, e o segundo se refere a essas doenças vagando em busca de pessoas para atingir, o terceiro acho que é claro o motivo do nome.

Há fontes que dizem que essas Flechas podem vir em numero de cinco, seis ou sete e ainda que as diversas variações disso indicam que elas são em um número muito maior, até mesmo infinitos. Na imagem eu as desenhei baseado em uma descrição da iconografia dos Sheseru no Lexikon der ägyptischen Götter und Götterbezeichnungen (LAGG) que diz “Grupo de cinco flechas [..] com cabeças de serpentes.”. Todo o resto do desenho foi puramente liberdade artística minha.

No LAGG também é dito que as Flechas matam os inimigos da imagem de Hethert (ou seja, Sekhmet). Elas também surgem punindo inimigos do rei.

Apesar de ter essa imagem de que elas apenas atacam os inimigos de deuses e reis, também é possível ver que o rei, os sacerdotes e todo o povo egípcio temiam as Flechas já que amuletos e orações eram feitas por eles contra as Flechas, além de rituais de purificação e cura contra os Sheseru, os Sehamyu e os Khatiu.  Além de Sekhmet, outras divindades que esses espíritos traiçoeiros atendem e que são invocadas contra as Flechas são Mut, Nit e Bast.

Os filhos dessas Netjerut também podem ser associados às Flechas das Mães, tendo poderes sobre Elas, sendo assim Nefertem para Sekhmet, Khonsu para Mut, Tutu (que é chamado de “Chefe das Flechas”) e Sobek para Nit e Ma’ahes para Bast.

Algumas divindades possuem grupos de Netjeri que tem a mesma função de ataques e que não são chamadas de Flechas, como os sete Escorpiões de Aset-Serqet. E tudo dito acima também equivale aos Escorpiões, até mesmo a questão sobre os filhos: Heru-sa-Aset tem poder sobre Eles. Uma coisa que diferencia os Escorpiões de Aset das Flechas de Sekhmet é que Eles também tem caráter de proteção sobre aquele que Os chama.

Durante o ano novo kemético era (e continua sendo) feito um ritual para apaziguar Sekhmet para que Ela lance suas flechas bem longe da pessoa que clama. Este Rito era chamado de sHtp sxmt ou Sehetep Sekhmet (Pacificando Sekhmet), e também eram feitos amuletos de linho para se amarrar no pescoço durante os primeiros dias do ano.

Sendo assim, a Nisut da Ortodoxia Kemética escreveu uma oração baseada nos Sehetep Sekhmet  pedindo a proteção de Sekhmet contra os malefícios do Covid-19:

Oração a Sekhmet contra o COVID-19
Rev. Dr. Tamara L. Siuda, 20 de março de 2020

Ó Sekhmet, Olho de Rá,
Chama Poderosa,
Protetora daqueles a quem Ela criou,
Ó Sekhmet, que ilumina a terra com a sua chama,
Quem dá vida a todos:
Venha, Sekhmet! Nos liberte!
Salve-nos dos infortúnios deste tempo.
Que eles nunca tenham poder sobre nós, para sempre.

Poderosa de Fogo,
Quem faz o vírus tremer de medo dEla,
Venha até nós! Pare com toda calamidade!
Que nosso começo seja vida, nosso meio seja saúde e nosso fim seja força.
Que haja cooperação entre nós.
Que haja proteção contra todos os nossos inimigos, vivos ou mortos.
Apazigue a nosso favor os Grandes Nove;
Apazigue a nosso favor os Nove Menores;
Apazigue a nosso favor todos os mortos abençoados,
como Rá é agradável aos seus seguidores,
neste momento de nossa necessidade.

Ó Mãe Pura,
conceda que todos os povos do nosso mundo,
as gerações que conhecemos e as gerações ainda por vir,
sejam puras de toda a contaminação do mal,
de todos os ventos ruins,
e todas as más viagens para este tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close