Nebt-het

nbt Hwt ou Nebt-het é tradicionalmente filha de Nut e Geb, irmã de Aset, Wesir, Heru-Wer e Set, sendo este ultimo tido como seu esposo e consorte. Normalmente suas imagens mostram uma mulher, um gavião ou uma serpente com os hieróglifos do nome dela sobre a cabeça.

Seu nome significa “Senhora do Templo” e se refere diretamente ao “templo” no qual os mortos residem, o Duat, e também ao útero de uma mulher grávida, mas, apesar de Ela ter alguma ligação com a vida, normalmente Ela personifica a morte e é Aquela que dá vida ao espírito do morto nas cavernas de Wesir.

Além da morte, Ela também personifica a Barca Noturna que Rá usa para navegar nas águas do Duat e representa os “entres” de toda a Criação, ou seja, o Entre-Mundos, o limiar entre estar vivo e estar morto, a separação da terra fértil com o deserto seco, o final do ano e o início, etc…

A ligação de Nebt-het com Nit se dá em diversos aspectos, o principal deles é Elas representarem opostos-complementares. Nit é a Senhora da Criação, sendo aquela que dá início à tudo, enquanto Nebt-het é a personificação da Morte. Uma nos recebe na nossa primeira respiração e outra nos acolhe no último suspiro. Sem falar que em diversos textos Nebt-het fora trocada com Nit e vice-versa, sendo então Nebt-het uma divindade que surge a partir de Nit como um aspecto da mesma.

DUA NEBT-HET!

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close