Nit

nt ou Nit (também chamada de Neith) é um Nome com origem misteriosa, muitas vezes atribuída aos desertos ao norte ou à Líbia. Ela tem origem dos tempos pré-dinásticos e aparenta ter uma natureza de divindade guerreira, já que seu símbolo é teorizado ser um par de flechas sobre um tipo de escudo. Outras possibilidades de seu simbolo é estar ligado a tecelagem ou até mesmo um besouro.

Nit tem um caráter primordial por muitas vezes ser associada a divindade Naunet, a personificação das águas primordiais. Sendo assim, Ela ganha aspectos de Netjert Criadora, sendo Aquela que dá origem a tudo, inclusive que dá a Luz ao Sol. Como Criadora, Nit é uma divindade andrógina chamada de “Aquela que é 2/3 masculino e 1/3 feminina” e “Mãe das Mães e Pai dos Pais”. Mesmo os possíveis significados de Seu nome tem relação com Criação, podendo significar “Água Primordial” ou “Aquela que É”.

Ela é diretamente associada com o Baixo Egito, onde muitos historiadores acreditam que Ela era a principal divindade de lá antes de unificação das Duas Terras. Teorizam também que a Coroa Vermelha tenha tido origem na própria divindade, onde os governantes a usavam pois Ela usava, e não o contrário.

Em ritos funerários Nit é uma das quatro deusas guardiãs dos órgãos do morto. As outras divindades são Aset, Serqet e Nebt-het. Existe aqui um sincretismo entre duas divindades: enquanto Aset é sincretizada com Serqet, Nit era associada com Nebt-het, a personificação da Morte. Em alguns casos uma terceira divindade surgia no sincretismo/aspecto de Nit com Nebthet, esta sendo Seshat, a Escrivã dos tempos. Logo, Nit-Nebthet-Seshat é um aspecto referente a início, fim e o tempo linear.

DUA NIT!

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close