Nut

Nwt ou Nut é a manifestação divina do céu, especialmente o céu noturno, inclusive o próprio nome de Nut significa “Céu”. Ela é aquela do corpo aquoso no qual Rá navega em sua Barca dos Mil Anos e é engolido por Ela toda noite e de quem é dado a luz no amanhecer. Enquanto Netjert apenas do céu noturno, Hethert ou Aset são tidas como o céu diurno.

Seu corpo também é onde estão as cavernas do Duat, o mundo dos mortos, e as vezes seu ventre é chamado de Cofre de Nut, sendo ali onde o espíritos dos mortos abençoados residem.

Durante a noite os egípcios acreditavam que era possível ver pelo corpo dela o infinito e o brilho dos mortos (as estrelas). Sua imagem costumava ser desenhada na parte interna dos caixões para que o morto soubesse que é em direção a Ela em que ele deve seguir.

Nut é a divindade mais diretamente ligada a Mehet Weret, A Grande Inundação, uma vaca celestial que é tida como a causadora do primeiro nascer do sol ao colocar a criança de Rá em meio a seus chifres. É também nessa forma em que Ela eleva Rá em suas costas quando Ele está velho demais para voar.

DUA NUT!

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close