Netjer

nTr ou Netjer é o termo Kemético equivalente a “Deus”, mas em sua tradução literal ficaria algo como “divino” ou “força”.

Dentro da Ortodoxia Kemética nós seguimos uma forma de crença politeísta chamada de Monolatria, no que consiste na crença de que todas as deidades surgem de uma “fonte” em comum. Essa fonte nós chamamos de Netjer.

Netjer é muito mais do que um deus no qual se manifesta em diversas formas, nós compreendemos Netjer como uma forma abstrata do qual todos os Netjeru tem origem, sendo assim, os seres divinos passam a ser entidades autônomas e independentes, e não manifestações de uma mesma divindade que toma diversas formas (esse segundo caso ocorre em algumas divindades, como o passaro Bennu que pode ser uma manifestação de Rá, mas é algo dentro das relações entre os Netjeru).

Como dito, Netjer é uma concepção abstrata de tão além de podermos compreender que é. Até mesmo nomear essa força como Netjer, é uma forma de limitar o que é Netjer.

Apesar dessa abstração de Netjer, existe um de seus Nomes que é uma forma deificada de quem é Netjer. Este Nome é Atum (também chamado de Tem ou Atem. Não ser confundido com Aten), o Netjer Auto-Criado, que é composto de toda a Criação e todos os Nomes de Netjer.

Um dos epítetos de Atum é “Aquele-Aquela que Se Faz [na forma de] Milhões”. Porém é ainda preciso entender que Atum é um nome de Netjer e não a compreensão total do que é Netjer. Atum é um deus com uma manifestação clara que nos traz um minimo de compreensão do que é Netjer.

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close