Bast

Imagem relacionada

bAstt ou Bastet (se pronuncia Bast; devido a um perder do T no final das palavras em um período, foi acrescentado mais um para garantir a pronuncia) é uma divindade com o principal aspecto de protetora. Inicialmente como protetora do faraó, das Duas Terras e de Rá, sendo uma das divindades tidas como Olho De Rá.

É uma das divindades mais antigas do período das dinastias, i.e. o Antigo Império. Sua primeira aparição é encontrada na segunda dinastia e sua popularidade se estende até os dias de hoje. Durante a quarta dinastia Ela deixa de ser a protetora das Duas Terras e divide esse papel com Hethert. Enquanto Ela vira a patrona do Baixo Egito, Hethert (e mais tardiamente Sekhmet) passa a ser a patrona protetora do Alto Egito.

Em seu nome Ela carrega dois atributos quase que controversos do qual Ela desenvolve durante seu culto. A tradução mais correta de seu nome seria “Senhora que Devora”, o que é possível associar diretamente às imagens mais antigas dEla na forma de um Leão com a principal função de Olho de Rá e protetora selvagem.

O segundo significado de seu nome seria uma tradução mais literal: “Ela do jarro-Bas”. O Jarro Bas era um jarro no qual as pessoas guardavam perfumes e óleos corporais. Essa tradução faz uma boa ligação com atributos que a Netjer recebe com a associação com a forma pacífica de Hethert e Aset, atributos esses como Senhora da Fertilidade. Assim, Ela passa a ser chamada para fins de beleza e sedução que possam resultar em maternidade e também recebe a iconografia em forma de gato doméstico. Entre os romanos Ela foi sincretizada com Ártemis.

DUA BAST!

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close