Seshat

Imagem relacionada

sSAt ou Seshat (A Escriba) ou Sefkhet-abwysSAt (Aquela que tem sete chifres), é um Nome que surge como uma mulher vestida com pele de leopardo e um símbolo misterioso sobre a cabeça que lembra uma estrela de sete pontas com um par de chifres ou um arco sobre.

Ela é a Senhora da escrita e patrona das livrarias dos templos, diretamente ligada aos ritos de construção das Casas Sagradas dos Netjeru.

Sendo a Netjert da escrita, Ela é aquela que registra a vida dos humanos e dos Netjeru, por isso ela segura um ramo de palmeira, que é o hieróglifo para “muitos anos”. E junto disso Ela também é consorte de Djehuty, sendo os dois um casal diretamente ligado à passagem de tempo e o registro disso.

A ligação de Seshat com Nit vem em intermédio de Nebt-het. Seu aspecto com Nebt-het é explicito em diversos textos onde Nebt-het é invocada “em seu nome de Seshat” e ambas são divindades sagradas para a casa de registros no templo de Nit, onde Seshat é igualada à própria Nit. Enquanto Nit representa o início de tudo e Nebt-het o final, Seshat é a que fica no meio do processo escrevendo o destino e os feitos. Em uma oração para Ptah as três são chamadas de “Tempo, Destino e Fortuna” (Nit, Nebt-het e Seshat, respectivamente).

DUA SESHAT!

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close