Aspecto e sincretismo

Durante toda a história de Kemet tivemos uma infinidade de divindades e conforme o momento histórico ou local de culto, algumas delas acabaram se mesclando e trazendo novas formas de divindades já conhecidas a tona. Essas formas são divididas de duas formas para que haja um entendimento de como tal divindade(s) pode ser entendida.

Essas formas são a de SINCRETISMO e de ASPECTO e defini-las de forma teórica é mais complicado do que entendê-las na prática com a comunhão com os Netjeru, mas para que exista tal comunhão é preciso compreender com o Que e Quem está sendo trabalhando.

Uma divindade SINCRETIZADA é aquela que surge da junção de dois Netjeru. Este Nome não é Aquelas do qual foi criada, mas ela é completamente independente; um exemplo disso é Amun-Rá, divindade solar muito conhecida por todos que trabalham com os Netjeru, Ele é um sincretismo nascido da união de Amun e Rá, mas mesmo assim Ele não é parcelas de Amun e de Rá separadamente e nem é Amun ou Rá, Ele é Amun-Rá.

Alguns exemplos de divindades sincretizadas são: Amun-Rá, Bawy (Set e Heru-Wer), Rá-Heruakhety, Sobek-Rá, Ptah-Sokar-Wesir e Hethert-Nut.

Aqueles Nomes de Netjer que são ASPECTADAS são um pouco mais complexo de ser entendido. Divindades aspectadas são formas secundárias de uma divindade principal. Eu entendo aspecto como similaridades entre um conjunto de divindades que foram unidas na forma de uma principal, como por exemplo Aset-Serqet. Ela é Aset que toma a forma de Serqet, sendo assim a segunda é um aspecto da primeira e Elas compartilham entre si temas associados à proteção, cura e, especialmente, magia (Heka).

Diferente da maioria dos sincretismos, todos os aspectos podem ter a ordem de seu nome escrita de forma diferente (ex.: Serqet-Aset, aqui temos a Netjeret Serqet no qual Aset é uma de suas formas. Logo, a ordem dos nomes influencia em Quem está sendo referido naquela liturgia) e percebo também que o segundo nome pode ser tido como um título da primeira, tal como: Aset, Aquela que Causa a Garganta a Respirar (Aset-Serqet) ou Serqet, Aquela do Trono (Serqet-Aset) ; Yinepu, O Abridor de Caminhos (Yinepu-Wepwawet) ou Wepwawet, A Criança Real (Wepwawet-Yinepu).

Alguns exemplos de divindades aspectadas são: Aset-Serqet, Yinepu-Wepwawet, Nit-Nebthet-Seshat e Hethert-Sekhmet.

Uma analogia para se entender isto é através de cores.

Sincretismo é a cor roxa que é formado pela mistura de azul e vermelho. O roxo não é nem azul e nem vermelho, é roxo.

Aspecto são tonalidades de uma mesma cor; azul marinho, azul royal e azul pastel são três tons independentes de azul, mas todas elas são azul.

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close