Calendário Lunar

iaH
Lua

Os antigos Keméticos tinham diversos festivais e celebrações durante o ano e, assim, eles desenvolveram algumas formas de calcular e recordar o tempo, mas apenas três se manteram vivos durante todas as dinastias e chegaram até nós.

A primeira forma que se calculava o tempo era através do calendário Solar. Baseado nos ciclos de Wesir e Rá, este calendário era o mais popular e celebrava as três estações do ano que tinham em Kemet – Akhet (inundação), Peret (crescimento) e Shomu (calor) – que tinham como princípio as cheias do rio Nilo e o plantio. Este calendário era composto de 12 meses de trinta dias, sendo que quatro desses doze meses pertencia a uma das três estações. Este calendário tinha 360 dias e cinco não-dias.

A outra forma de calendário era o “Sótico”, nome dado pelos gregos por ser um calendário que se baseava na observação da estrela Sirius, que era chamada pelos Keméticos de Sopdet e mais tarde pelos gregos de Sótis. O surgimento de Sopdet marcava o primeiro dia do ano e as cheias do Nilo. Ela aparecia uma vez a cada setenta dias e devido a isso, acredita-se que esse é o tempo de viagem da alma de um recém-morto até o salão de julgamento de Wesir.

Por fim, temos o calendário lunar. Este calendário inicia-se na primeira lua nova do primeiro mês solar de Akhet e se estende por todos os doze meses e, diferente aos dias de hoje, apenas duas fases da lua eram reconhecidas pelos Keméticos e nelas eram celebradas as duas maiores celebrações lunares, do qual eu venho falar aqui.

Antes de falar das celebrações é interessante pontuar as mitologias a cerca da lua.

Os ciclos da lua são estabelecidos por Djehuty, o Fazedor-do-Tempo, o grande Ibis vizir do Criador solar Rá, que o acompanha no céu diurno e se mantém no céu noturno para registrar a passagem do tempo ao lado do Rá-noturno, ou seja, Wesir ou Sokar.

Wesir representa o sol-noturno ou também o sol no Duat enquanto Rá ilumina a Terra de Geb. Sincretizado com Wesir temos Sokar, um Netjer noturno que é tido como uma forma lunar e misteriosa de Ptah (criando a tríade sincrética de Ptah-Sokar-Wesir) que navega na barca Lunar chamada de Hnw ou Henu no qual as divindades lunares se mantêm no céu noturno.

O disco lunar do qual podemos ver da terra é chamado de Iah e também é o nome de um Netjer lunar (assim como Aten é o disco solar e uma divindade, o mesmo ocorre com Iah).

Além de Djehuty, Wesir, Sokar e Iah, outro Netjer intimamente ligado à lua é Heru em suas diversas formas, mas especialmente duas: Heru-Wer é uma divindade celeste do qual seu corpo representa o céu e um de seus olhos é a lua e o outro é o sol; Heru-sa-Aset é conhecido por sua ligação à lua através dos mitos envolvendo a luta entre Ele e Set, onde Set arranca um de seus olhos e mais tarde Djehuty cura o olho que se torna a lua.

O olho de Heru é chamado de wDAt ou Udjat (“Prospero”) e marca os ciclos da lua que eram celebrados pelos antigos keméticos.

O primeiro grande festival lunar foi chamado de psDntyw ou Pesdjentiu e celebrava a lua nova. Seu nome significa “O início” ou “Aquele/Aquilo que inicia” e se refere ao início da cura do olho machucado de Heru por Djehuty. Nesta festividade era comum o feito de rituais e Hekau ligados a cura e crescimento de plantas e também eram celebrados as diversas divindades lunares.

Em meio a celebrações lunares menores vinha a segunda grande festa da lua: chamada de tpy smdt ou Tepy Semdet, significando “O inicio do Viajante”, que se refere diretamente a Khonsu (outra divindade lunar do qual o nome significa “O Viajante”) ou ainda “O Primeiro do que vêm a seguir”, ou seja, a primeira fase antes do olho Udjat ser ferido. Este era um festival de lua cheia e tinha objetivo de honrar Heru-sa-Aset com seu olho forte e restaurado, e também Sokar-Wesir.

Em ambos os nomes das celebrações existe um hieróglifo Hb ou Heb que não é pronunciado, mas que significa “Festival”.

Pouco chegou até nós a respeito de como era celebrado esses festivais, mas é possível desenvolver muito a partir do pouco que restou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close