Nut

nw.t

nw.t ou Nut é a manifestação divina do céu, especialmente o céu noturno, inclusive o próprio nome Dela é uma das palavras para ‘céu’. Ela é aquela do corpo aquoso no qual Rá navega em sua Barca dos Mil Anos e é engolido por Ela toda noite e de quem é dado a luz no amanhecer. Enquanto Netjert apenas do céu noturno, Hethert ou Aset são tidas como o céu diurno.

Seu corpo também é onde estão as cavernas do Duat, o mundo dos mortos, e as vezes seu ventre é chamado de Cofre de Nut, sendo ali onde o espíritos dos mortos abençoados residem.

Durante a noite os egípcios acreditavam que era possível ver pelo corpo dela o infinito e o brilho dos mortos (as estrelas). Sua imagem costumava ser desenhada na parte interna dos caixões para que o morto soubesse que é em direção a Ela em que ele deve seguir ou enfeitando o telhado de templos, como Dendera, que contém mapas do céu.

Nut ligada ao mito da vaca celestial, onde Ela se transforma em uma vaca que carrega Rá nas costas para criar o céu, as estrelas e as terras dos mortos.

DUA NUT!

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close