Bast

bꜣs.t

bꜣs.t, Bast ou ainda Bastet (se pronuncia Bast; devido a um perder do T no final das palavras em um período, foi acrescentado mais um para garantir a pronuncia) é uma divindade com o principal aspecto de protetora. Inicialmente como protetora do faraó, das Duas Terras e de Rá, sendo uma das divindades tidas como Olho De Rá.

É uma das divindades mais antigas do período das dinastias, i.e. o Antigo Império. Sua primeira aparição é encontrada na segunda dinastia e sua popularidade se estende até os dias de hoje. Durante a quarta dinastia Ela deixa de ser a protetora das Duas Terras e divide esse papel com Hethert. Enquanto Ela vira a patrona do Baixo Egito, Hethert (e mais tardiamente Sekhmet) passa a ser a patrona protetora do Alto Egito.

Seu nome pode ser traduzido como “Aquela que Devora”, o que é possível associar diretamente às imagens mais antigas dEla na forma de um Leão com a principal função de Olho de Rá e protetora selvagem. “Aquela que é do jarro-bꜣs de Óleo” ou ainda “Aquela que pertence à Bꜣs.t (Bubastis)”.

Como Olho de Rá, Bast se relaciona com o mito do Olho Distante, sendo Àquela que foge para a Núbia e é trazida de volta por Shu, Anhur, Djehuty ou Khonsu para retornar ao Egito de forma apaziguada, recebendo festas e celebrações Nacionais por todo o País, recebendo oferendas do povo de cada Nomo, dos sacerdotes e também do próprio Rei do Alto e Baixo Egito (como na imagem).

DUA BAST!

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close