Aset-Serqet

Ast-srqt

OS MUITOS IRU DE ASET é um projeto que se iniciou a partir de uma conversa entre membros da House of Netjer em busca de estudar e compartilhar sobre as muitas formas e manifestações (Iru) de Aset.
Caso alguém poste publicamente e me der permissão para compartilhar, irei linkar aqui.
Eu escolhi explorar a manifestação de Aset como Aset-Serqet, reconhecida pela Ortodoxia Kemética como um aspecto da Netjeret.

Aset-Hededet (Asethepetwi)
Aset-Weret-Hatmehyt (Sesaiaset) em inglês

Sethi I fazendo oferenda para Aset-Serqet

CONTEXTOS HISTÓRICOS
Serqet tem sua primeira aparição em uma estela funerária encontrada em Saqqara que data direto para a 1ª Dinastia. Uma das principais funções de Serqet é a de curandeira divina, como o seu próprio nome pode indicar, já que em alguns casos Ela é chamada de Serqet-Hetu ou Serqet-Hetyt (‘Aquela que permite as gargantas respirarem’), alguns sacerdotes e magistas de Serqet eram chamados de Sau-Serqet (‘Protetores de Serqet’) ou Kherep-Serqet (‘Governantes de Serqet’) e eram conhecidos por trabalharem com cura e proteção contra picada de serpentes e escorpiões, sendo este também um possível significado do nome da Deusa, já que o veneno dos escorpiões é conhecido por inchar a garganta e deixar a pessoa sem ar.

No templo de Dendera, Edfu e Philae, Aset-Serqet surge recebendo oferendas de Pureza (Ma’at), Água e Colares. Em Dendera Aset é diretamente relacionada com Serqet-Hetyt-net-un-em-Gau (‘Aquela que faz com que a garganta daquele que está em perigo respire’). Em Edfu Ela é invocada como Aset-Serqet-en-Behedet (‘Aset-Serqet em Edfu’) em um momento e em outro é chamada de Aset-em-Behedet-Serqet-Weret (‘Aset de Efu, A Grande Serqet’).

Além da relação com feitiços de cura e envenenamento, outro aspecto que relacionou ambas as Deusas é como os escorpiões também são um símbolo de maternidade por carregarem seus filhotes nas costas. Mitologicamente, ambas as Deusas surgem juntas em diversos acontecimentos, como em um mito de muita importância para o culto de Aset no qual Ela envenena Rá em busca de conseguir o Nome Divino do Deus Solar, nome este que carrega todos os poderes da Criação – neste mito, Serqet surge narrando a história. Em outros casos Serqet surge auxiliando Aset, como em um feitiço em que a Deusa Escorpião sugere que Aset faça com que o Cosmos pare de se mover para que Heru seja curado de um envenenamento, ou até mesmo em um caso que Ela auxilia Aset numa mesma situação ao lado de Nebt-het, sem comentar num grupo de Sete Escorpiões que protegem Aset e Heru, Escorpiões estes que alguns estudiosos acreditam ser manifestações de Serqet. Ainda em feitiços de proteção contra envenenamentos, especificamente contra serpentes, o magista diz que usou a “Argila de Aset que surgiu na axila de Serqet”.

Uma outra situação une as duas Deusas com outras duas: junto de Nit e Nebt-het (do qual existe uma relação entre as duas da mesma forma que com Aset e Serqet), Elas protegem os vasos canopos que guardam os órgãos do morto, protegem o próprio sarcófago e são tidas como protetoras do trono no feitiço 362 do Texto das Pirâmides, guardadas por Nun, as águas primordiais. Em Edfu Serqet surge em um hino em que diversos nomes de Aset são citados e o mesmo acontece em um hino no Livro dos Mortos.

Aset-Serqet na Cippus de Hórus
Aset-WeretHekau

“Aset em todas as Suas Manifestações,
Aset em todas as Suas Formas,
Aset em todos os Seus Aspectos,
Aset em todos os lugares em que Seu Espírito desejar estar;
Aset, Aquela que é Divina em todos os Seus Nomes,
[…],
Nit, Serqet, Ma’at, A Vaca Celestial”

Livro dos Mortos, 142

Imagens de Aset-Serqet surgem em diversos contextos, como nas diversas ‘cippus de Hórus’ que carregavam feitiços contra diversas doenças, inclusive envenenamentos, Aset-Serqet surge em textos e desenhos, como é o caso de uma que se encontra no Museu Britânico (EA36250) em que Ela aparece na forma de um escorpião com cabeça de mulher e dois ferrões, ou na Estela de Metternich, surgindo como uma mulher segurando cobras e escorpiões, coroada com um escorpião – ou nessa mesma Estela, Aset-WeretHekau surge com escorpiões descendo entre os chifres de vaca.

Em Abydos o Rei Sethi I aparece ofertando um jarro para Aset-Serqet que usa uma coroa com duas penas e um escorpião no meio (no topo da postagem).

Em uma estátua que está no Louvre, Aset aparece com um escorpião descendo sobre o hieróglifo do trono. Uma imagem similar no Museu Egípcio mostra um escorpião descendo sobre o trono de Aset.

Em uma estátua mágica de um escriba do exército temos diversas figuras que podem ser associadas à Aset-Serqet. Uma em questão surge até com o nome da Deusa, na iconografia Ela tem corpo de escorpião, uma cabeça humana ou bovina coroada com os chifres de vaca e o disco solar, aparentemente segurando duas facas. Uma outra figura interessante surge também nessa mesma estátua e que possa ser associada à Aset-Serqet: um hipopótamo segurando duas serpentes com um escorpião na cabeça, o animal da coroa surge usando uma coroa de chifres de vaca e disco solar.

Aset-Serqet amamentando Heru
Aset entronada com coroa de escorpião

Há algumas outras imagens de Aset com escorpiões que podem ser associadas à Aset-Serqet ou Aset-Hededet, tal como o topo de alguns cetros em que Aset aparece com cabeça de mulher, coroada com o chifres de vaca e o corpo de escorpião, ou em um caso na Núbia em que Aset surge entronada com um escorpião na cabeça e uma cena similar acontece em ‘Ipet-sut’ (Karnak). Uma estátua de Aset amamentando Heru com dois escorpiões na cabeça é datada da 25ª Dinastia, porém esta é mais associada com Aset-Hededet, apesar de não haver inscrições, e também uma estátua de bronze de Aset com um enorme escorpião na cabeça, também amamentando Heru.

Por fim, um escaravelho de jaspe verde de origem Greco-Fenício mostra uma Deusa com corpo de escorpião alado identificado como Aset.

Para ver melhor as fotos, reuni elas nesta paste do GOOGLE DRIVE.

GNOSE PESSOAL
Aset-Serqet surge como minha Mãe a partir do Rito Parental Divino da Ortodoxia Kemética, onde eu vim a conhecer esse aspecto de Aset, logo, a primeira vez que tive contato com Aset-Serqet foi em um aspecto muito ligado à maternidade, Aquela que me abraça durante todo o meu percurso na vida. Quebrando ideias convencionais de praticantes modernos de que Aset é uma Mãe fria que não pega seus filhos no colo, Ela se mostrou uma Mãe calorosa que não larga a minha mão nos momentos em que preciso.

Também relacionado à esse aspecto de Mut-i Weret, minha Grande Mãe, Ela vem como a Nutridora, Aquela que alimenta e garante a vida. A doadora da vida através de seu leite cósmico e do alimento na mesa.

Conforme nossa relação foi crescendo, o maior aspecto Dela se mostrou ainda mais presente: a Grande em Magia, Weret-Hekau entre os Netjeru. Normalmente surgindo para mim em forma de serpente ou de mulher com chifres de vaca, o disco solar e um par de plumas, Aset-Serqet-WeretHekau acorda com minhas preces pela manhã e garante minha proteção durante todo o dia, trazendo sua magia para mais perto dos momentos mais mundanos da minha vida. Para mim, Aset-Serqet é a própria Rainha de Si. Uma Deusa que já vivenciou a vida, a morte e seus mistérios. Aquela que conhece os mistérios da Criação do Cosmos e que dá a luz ao próprio criador; A Senhora da Vontade Divina e que alcança tudo. Vestida de vermelho e dourado Ela vem trazendo espíritos e Netjeri que servem à Ela e que ninguém ousa desviar do caminho Dela.

Para oferendas, costumo ofertar coisas do meu dia-a-dia, especialmente água, frutas e vinho, mas Aset-Serqet valoriza muito produtos que deram trabalho para serem feitos, como pratos especiais ou sobremesas caseiras. Os tipos de sabores que mais percebo a aceitação Dela são alimentos com sabores fortes e complexos. Qualquer tipo de arte, seja ela desenhos, poemas ou músicas, são muito aceitas por Aset-Serqet, sendo uma divindade que gosta de ter um destaque.

Apesar de bondosa e maternal, Aset-Serqet é cheia do Fogo da Criação e das Águas Primordiais, em constante movimento e podendo ser tão agressiva quanto um escorpião nos momentos de perigo, pronta para equilibrar a Ordem cósmica, sem perder tempo quando seus devotos chamam por Ela. Aset-Serqet é literalmente ‘por amor ou pela dor’.

Para finalizar deixo uma frase encontrada em um Grafito de Thebas que se encaixa muito com essa forma de Aset:

Ó, vocês de todas as terras! Chame por Aset, a Grande Deusa! Ela escuta a todo momento, Ela nunca abandonaaquele que a invoca em seu caminho!

FONTES
Allen, T. G. “The Book of the Dead or Going Forth By Day: Ideas of the Ancient Egyptians concerning the hereafter as expressed in their own terms”.
Bolton, Chelsea Luellon. “Lady of Praise, Lady of Power: Ancient Hymns of the Goddess Aset”.
Bolton, Chelsea Luellon. “Magician, Mother and Queen: A Reasearch Paper on the Goddess Aset”.
Borghouts. “Ancient Egyptian Magical Texts”.
Calverley, Amice M. “The Temple of King Sethos I at Abydos”.
Chassinat e Rochemonteix. “Le temple d’Edfou”.
Chassinat, Émile. “Temple de Dendera”.
Goyon, Jean-Claude. “Hededyt: Isis-Scorpion et Isis au Scorpion.” Encontrada em Bulletin de l’Institut Français d’Archéologie Orientale 78.
Henadology – Isis
Henadology – Serket
Leitz, Christian, ed. “Lexicon der Aegyptischen Goetter und Goetterbezeichnungen (Volumes 1 e 6)”.
Mercer, Samuel A. B. “The Pyramid Texts – in translation and commentary”.
Petrie, W. M. Flinders. “Abydos”.
Siuda, Tamara. “Nebt-Het: Lady of the House”.
Siuda, Tamara. “The Ancient Egyptian Prayerbook”.
Tripani, Luigi. “Egyptian Gods Iconography and Theology: THE GODDESS ISIS – I part”.
Wilkinson, Richard H. “The Complete Gods and Goddesses of Ancient Egypt”.

2 comentários em “Aset-Serqet

  1. Texto magnífico, imagens incríveis, estou sem palavras!
    Dua Aset-Serqet!!!

    Curtir

  2. Magnífico, texto incrível com tantas imagens e informações, estou sem palavras!
    Dua Aset-Serqet!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close