
Em toda cultura há existência de seres que vivem entre os humanos e os Deuses, espíritos invisíveis que agem em todo o universo, desde seus mundos individuais, até o nosso. Alguns dos exemplos são os Djinns islâmicos e Gênios árabes, os Daemons e Ninfas da Grécia, o Povo Feérico de toda a cultura europeia, Demônios e Anjos da tradição Judaico-Cristã e muitos outros, e é lógico que em Kemet isso não era exceção.
Em trabalhos de historiadores, percebemos que não há uma palavra específica para estes seres dentro das tradições egípcias, porém dentro da Ortodoxia Kemética usamos um termo que era usado para estes ‘deuses menores’ e para outros tantos que podem se seguir a mesma linha de raciocínio: NETJERI (nTr.i).
Em definição ‘Netjeri’ é um substantivo-descritivo que quer dizer “Aqueles que são como Netjer”, sendo Netjer informalmente traduzida como “Deus”, então Netjeri pode ser traduzido simplesmente como “Aquilo que é sacro”, os seres, objetos e lugares que carregam em si os poderes divinos e invisíveis dos Deuses. Esta visão é exclusiva dos estudos da Reverenda e Drª. Tamara Siuda, um termo que era usado para se referir a estes seres, mas que não era restrito apenas à Eles.
Pela falta de uma categoria formal à Eles e por Netjeri ser um termo tão abrangente, é difícil classificar certas entidades como sendo apenas Netjeri ou Deuses. Há deuses-menores e demônios-grandes que beiram uns aos outros, então dependendo da fonte, do praticante e da percepção, existem variações sobre onde classificar esses seres.
Alguns estudiosos, como Rita Lucarelli, dividem Deuses e demônios através do histórico de culto em que eles recebiam: Deuses recebiam cultos formais, enquanto os Netjeri não. Ela também diz que os poderes dos Deuses são grandes e universais, enquanto os Netjeri regem apenas pequenas áreas dos quais são subordinados pelos próprios Deuses.
Antes de continuar é importante falar que há uma categoria de seres que podem ser facilmente confundidos com Netjeri, mas que na verdade têm um caráter humano, são esses os Muuet (mw.t) que são espíritos malignos de humanos que vagam pelo Duat e pela Terra em recusa de passar pelo Julgamento de Ma’at. Enquanto os Muuet são exclusivamente malignos, os Netjeri têm diversos tipos de caráter, desde protetores, curandeiros e abençoados até maliciosos e perigosos. Outro caráter dos Netjeri é que os nomes deles normalmente fazem parte de duas categorias: os que não tem nome e àqueles que recebem títulos como nomes (como por exemplo, O De Formas Misteriosas), mas isso não é uma regra.
Como eu disse, o termo Netjeri pode receber diversos tipos de relação, no Wörterbuch der Ägyptischen Sprache (Dicionário da Língua Egípcia), de Erman e Grapow, o termo nTri é classificado por ser usado em algumas características, entre elas para ‘Deuses’, ‘animais sagrados’, ‘lugares’, ‘templos’, ‘plantas’, etc., enquanto parece ser algo mais distante do que os Deuses-Menores, todas essas coisas podem ser essa classificação de seres. Existem animais, lagos, arvores, coroas e até templos e cidades inteiras que foram divinizadas e transformadas em seres poderosos.
Já se foi entendido que Netjeri podem ser seres que tem os poderes para fazer as mais diversas ações, desde malévolas até benéficas, sonhos e pesadelos eram regidos por Netjeri, nascimentos eram protegidos por Eles, feitiços os afastavam dos vivos e dos mortos. Há Netjeri que são tão grandes e conhecidos como Rá, e há tantos milhares que listar a todos seria quase impossível. Um exemplo de Netjeri poderosos e temidos qual já falei aqui foram as Flechas de Sekhmet e como venho estudando estes seres, trago uma pequena coletânea de alguns do qual eu encontrei.
Ammit – ‘A devoradora de mortos’ existe no Salão de Julgamento, Ela tem a iconografia que misturava leão, hipopótamo, crocodilo e outros animais. A função Dela é devorar a alma daqueles que tem o coração mais pesado que a pena da Verdade.
Aqueles dos Tronos – Espíritos protetores dos Meses, cada um contendo um grupo de 4 à 6 espíritos e sendo regidos por um Deus a cada mês em que Eles aparecem.
Benu – O pássaro sagrado que personifica os poderes criativos de Rá, Ele é chamado de o Bá (alma) de Rá.
Baba – Também chamado de Babi é um Netjeri Babuíno chamado de Filho de Wesir e ligado à Djehuty e Set. Ele é ligado ao sexo, ao caos e tem poderes sobre as águas. Ele protege o Morto no Duat, mas também pode ser perigoso e é chamado de “Devorador de Cadaveres, que arranca corações e inflinge feridas sem ser visto”.
Crianças das Ma’ati (Aset e Nebt-het juntas) – Encontrados nos Papiros de Nsperhecan, Netetef-em-Neket (Ele que causa dano?) e Sheta-Hekeperu (De formas misteriosas) são dois Netjeri que são afastados do morto por serem perigosos e poderem impedir de causar o morto à ascender aos céus. Netetef-em-Neket também recebe o título de Governante dos Vivos.
Djeser-Tep – ‘O Elevado de Cabeça’, acompanha Wesir, pune o falecido e levanta a cabeça daqueles que são justificados. Aparece nas 42 confissões de Ma’at, na confissão 40 onde o morto não retirou as oferendas dos Akhu.
Flechas – Veja mais Aqui.
Hapwy – ‘As Duas-Frondes’, protetor de Heru-sa-Aset, também chamado de Amigo de Wesir. Ele ajuda Khnum a revivificar Wesir.
Hedj-Wer – ‘Grande e Branco’, um babuíno sagrado à Djehuty e Iah, protetor da Lua e do Olho de Heru.
Medes-Tep – ‘Aquele com o Rosto Afiado’, surge no Livro da Horas, massacrando inimigos de Wesir e dos Mortos.
Medjet – ‘o Batedor’ ou ‘o Infalível’ é um Netjeri que se popularizou na internet há um tempo por ter uma forma que lembra a de um fantasma de lençol. Ele é mencionado no feitiço 17 do Livro dos Mortos como aquele “que brilha com os olhos sem ser visto, que circunda o céu com a chama de sua boca e prevê a inundação quando ainda não é vista”.
Mehen – ‘O Enrolado’ é uma serpente que circunda Rá/Wesir na jornada para o Duat e o protege. Ele é considerado um Netjeri de Geb ou até mesmo uma forma Dele.
Morte – Mut/Muet/Met (não confundir com a Deusa Mut e os Muuetu), é um caso especifico que surge no Livro dos Mortos de Henuttawy. Uma figura com corpo de serpentes, asas, cabeça de homem e de chacal e dois pares de pernas em frente à um céu estrelado com os títulos de “Morte, A Grande Deusa, Criador (sic) de Deuses e do homens”.
Peixes de Rá – Os peixes Abdju, Desheru e Inet protegem e orientam a barca de Rá/Amun.
Qebechut – “Ela das Águas Celestiais” (Qebehut, Qebehet), é Filha de Yinepu e Companheira de Djehuty, Ela refresca e purifica o coração e corpo dos Mortos e dos Deuses. Surge com iconografia de uma mulher com cabeça de serpente.
Quatro Filhos de Heru – Duamutef, Hapy, Imset e Qebshenef são protetores do trono de Wesir, dos mortos e dos orgãos do morto. Regem os Vasos Canopos e são protegidos pelas deusas Nit, Nebt-het, Aset e Serqet, respectivamente.
Sereq – ‘Aquele que causa o Respirar’ tem a forma de um rato e é chamado no Livro das Cavernas de “Os Poderes Escondidos de Rá no Duat”. Rá leva a alma dos mortos à Ele para que elas possam respirar.
Serpentes e Crocodilos – Os Hefauut (Serpentes) e Khendut (Crocodilos/Tecelãs) surgem no Texto dos Caixões acompanhando Nit no Barco Dela nas águas primordiais, recebend o título de “Possuidoras das Águas”.
Sete Escorpiões – Tefen, Befen, Mestet, Mestetef, Petet, Tjetet e Matet são um grupo de espíritos que surgem na Estela Metternich acompanhando Aset enquanto Ela viaja com Heru. Eles protegem a deusa e fazem mal àqueles que a ofendem.
Sete Hetherts – Deusas ou Netjeri que determinam o destino de uma criança e predizem a natureza da morte. Elas podem ter vários nomes dependendo da fonte.
Esses são só alguns que fizeram parte de meus estudos, mas o estudo de Netjeri é algo tão imenso quanto à história de Kemet, existem centenas de milhares atestados durante toda a história.
Mais estudos sobre eles podem ser feitos nas seguintes fontes:
HAMMAD, Manal B. Demonic Beings in Ancient Egypt
LUCARELLI, Rite. Demons (benevolent and malevolent)
SZPAKOWSKA, Kasia. Demon Things Ancient Egyptian manifestations of liminal entities, found in the Journal of Ancient Egyptian Interconnections.
SZPAKOWSKA, Kasia. Demons in Ancient Egypt
VELDE, H. Te. Dictionary of Deities and Demons in the Bible
LEITZ, Christian, ed. Lexicon der Aegyptischen Goetter und Goetterbezeichnungen
http://www.demonthings.com/
http://www.kemet.org/important-netjeri
https://www.youtube.com/watch?v=68ZXXYEX3Zo (Demons in Ancient Egypt | Rita Lucarelli)
https://www.youtube.com/watch?v=s7jmCfiJCIo (Magic and Demonology in Ancient Egypt)
Finalmente uma pergunta que eu tinha sobre a religião kemética é respondida! Ótimo post!
CurtirCurtir
Fico muito contente que tenha ajudado! Se quiser conversar mais sobre, pode me contatar pelo meu instagram também @asethepetwi ❤
CurtirCurtir
Infelizmente eu não tenho instagram (eu saí das redes sociais faz um tempo). Mas obrigada pelo convite!
CurtirCurtir
Entendo, qualquer coisa pode me mandar por email também asethepetwi@gmail.com (não sei se aqui no WordPress tem algum serviço de mensagem mas se tiver eu realmente não conheço hahaha)
CurtirCurtido por 1 pessoa