Hededet

ḥdd.t

ḥdd.t ou Hededet (“A Brilhante” ou “A Luminosa”), também Hedjedet ou Hededyt, é uma Deusa escorpião que primeiro aparece no Texto dos Caixões e no Livro dos Mortos como uma protetora do morto e Filha de Rá. Ela é diretamente ligada à escorpiões na sua forma mais selvagem, sendo então ligada a magias protetivas contra venenos e animais peçonhentos. Carrega epítetos como “Do sabor (veneno) que é doce no coração [Dela]“, “Weret-Hekau“, “De Veneno Rápido“.

Hededet foi muito importante dentro das liturgias do templo de Heru em Edfu (Behedet), mas aparece também em diversos outros templos. Ela é relacionada também com a inundação do Nilo como a estrela Sopdet (Sirius), consorte de Heru-Wer como o Behedety (“Aquele de Edfu”), uma das divindades responsáveis pela coroação de Atum e protetora do corpo morto de Wesir, que mais tarde é tido como consorte Dela.

Em Behbeit el-Hagara Hededet mantém sua forma de Deusa brilhante, Ela é chamada em hinos processionais onde Ela é a própria luz da barca de Atum e Aset, Ela aqui é chamada de A Grande Soberana das Duas Terras. Mais tarde, dentro da popularização dos mitos de Wesir, Hededet passa a ser Mãe de Heru (aqui tanto Heru-sa-Aset quanto uma unificação Dele com Heru-Wer), Ela então surge em estátuas votivas em que surge amamentando Heru.

É impossível falar de Hededet sem falar de Aset, já que as duas são sincretizadas por quase todo o culto de Hededet, com exceção dos textos funerários. Edfu é o grande centro de adoração à Aset-Hededet, Ela é conhecida por epítetos como “Aquela que Está no Coração de Edfu” e “A Mais Alta de Edfu“. Ela se torna então uma divindade consorte tanto de Heru-Behedety quanto de Wesir, protetora do sol e guardiã dos mistérios funerários.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close