![]()
iw m Htp
Iwy em Hotep! Venha em Paz!
Seja bem vinde a minha pagina a respeito de tudo relacionado ao antigo Egito, com foco especial nas religiosidades.
No passado o Egito era chamado de KmT, ou Kemet, traduzido como “Terra Negra”, referente a cor da terra fértil próxima do Nilo em momentos de cheias doo rio. A religiosidade em Kemet era muito plural, tendo milênios de história e desenvolvimento em diferentes regiões. Isso sem falar das diversas revoltas, conquistas de territórios e povos que passaram por lá e mudaram aos poucos as crenças e práticas.
Eu faço parte da Kemetic Orthodox Religion, aqui chamada de Ortodoxia Kemética, um caminho religioso revivicionista que busca trazer para os dias atuais os antigas crenças e práticas de Kemet.
Nós temos crenças em diversos deuses, do qual chamamos de Netjeru, que são manifestações de um Uno abstrato e além que provém a origem desses seres, Netjer.
Netjer é a própria força do cosmos que garante a Criação, a repetição do Zepi Tepi (O Primeiro Instante), o manter de Ma’at e todos os atos de seus Nomes, os Netjeru.
Dentro da Ortodoxia Kemética também honramos nossos ancestrais, chamados de Akhu, ou Mortos Abençoados. Aqueles que são verdadeiros de voz e leves de coração que estão brilhando nos cofres de Nut na forma das estrelas no céu, nos olhando e abençoando com suas luzes.
Em meu caminho dentro da Religião eu jurei honrar meus Akhu, respeitar minha comunidade e honrar em primeiro lugar os Nomes de Netjer que escolheram estar comigo, estes sendo minha mãe Aset-Serqet e meus amados Nut, Yinepu-Wepwawet, Bast e Nit-Nebthet-Seshat.
A partir destes votos eu me tornei Shemsut e recebi de nossa Nisut-bity (AUS) um nome que traz para mim um Heka mutável e mistérico, este sendo ASETHEPETWI, ou de forma curta HEPETWI.
Meu nome significa Aset Me Abraça, e é tudo que eu posso falar sobre.
Senebty a todos,
Hepetwi.